sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2011.1

Que saudade disso aqui. Estou ausente graças a meu brinquedo de estimação, a Literatura. No entanto, as férias existem. Textos estão prontinhos para darem as caras por aqui. Em breve alguns por aqui.

Antes deles, coisas muito boas aconteceram neste tempo que passei ausente. Um artigo científico sobre a construção de Macabéia no livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector me engaiolou dias a fio num estudo minuncioso sobre tal construção baseado no que Mickail Bakhtin chamou de autor-pessoa e autor-criador. Este artigo aparecerá por aqui em breve. Um texto dissertativo-argumentativo sobre o verso de Fernando Pessoa (Navegar é preciso. Viver não é preciso) também deverá aparecer. Texto este analizado e elogiado por Antônio Carlos Xavier, doutor em Línguistica e professor da Universidade Federal de Pernambuco. Mas "isso ainda diz pouco", como disse Severino retirante em João Cabral de Melo Neto. Um trabalho de Teoria da Literatura sobre um soneto de Bruno Tolentino, o qual vou publicar, numa parceria com Iranildo Cruz, também foi um mérito neste período.

E as férias estão me dando o prazer de falar sobre aquilo que mais me incomoda também. Uma análise do uso da gíra "tipo assim", tão rejeitada pelos gramatiqueiros está saindo do forno. E um outro artigo começa a ser escrito, este com a ajuda de uma aluna do pré-vestibular. O tema é novamente o livro "A Hora da Estrela", sendo que desta vez numa análise do som nesta obra.

Enfim, novidades vêm por aí e espero conseguir me superar cada vez mais.

Em janeiro estou de volta às aulas de Literatura.

Até lá.

"Até aqui nos ajudou o Senhor."

Um comentário: